terça-feira, 24 de março de 2009

Pedalando na Estrada Real

A Estrada Real era a rota de escoamento dos diamantes e ouro extraídos de Minas Gerais, essa estrada era a única rota permitida para trafegar com os minerais preciosos que embarcados iam direto para Portugal.
Em Diamantina eram extraídos os diamantes que levados a Ouro Preto eram somados ao ouro extraído na região, conduzidos até Paraty embarcavam para Portugal.
Ao longo da Estrada Real surgiram cidades e povoados nos quais os tropeiros pernoitavam e faziam suas refeições, hoje ainda existem caminhos de pedras, casas, casarões e muita história do tempo em que a coroa portuguesa imperava por aqui.

Pedalar pela Estrada Real é reviver os caminhos, dificuldades e toda a história de tropeiros, escravos e a população que os servia, em suas refeições e pernoites pelas cidades e povoados que existem ao longo dos 1100km que irei percorrer.

Vou pedalar pela Estrada do Diamante (Diamantina – Ouro Preto), e pelo caminho velho (Ouro Preto – Paraty), esse foi o 1º caminho criado para escoar os minerais até o litoral, depois foi criado o caminho novo, mais curto para que esse escoamento fosse mais dinâmico.

Vou pedalando para interagir com a natureza, paisagens e todas as pessoas que cruzarem o meu caminho, quero ter tempo para refletir sobre tudo o que acontece a minha volta, repensar todos os meus atos e me tornar uma pessoa melhor, quero voltar transbordando de cultura e histórias e com aprendizados que só irei conhecer ao longo dos 20 dias de viagem.

Escolhi a Estrada Real para realizar minha 1ª viagem como cicloturista por ser um roteiro turístico o qual sempre quis fazer, um roteiro onde posso encontrar o caminho facilmente e as cidades possuem infra-estrutura para o viajante, nas próximas irei criar meus próprios roteiros.

Desejo a todos uma boa viagem que vou lhes proporcionar nos relatos postados por aqui, agradeço demais todos aqueles que me ajudaram e me desejaram uma boa viagem, sem vocês seria muito difícil.

Bora Pedalar, Até mais!!!

Rafael Pedalando...

2 comentários:

  1. Booooa mulek .... éhh nóis auããã !!! ... se cuida heinn, q Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Para viver Pedalando... è amar a vida, é sentir adrenalina o tempo todo, é
    trocar os passos ... dissimular
    pegar os atalhos da vida ... alterar
    várias estratégias ... utilizar
    toda critividade ... alucinantemente
    sentir aquela adrenalina ... constantemente
    Aproveita cada segundo, pois ele é unico...
    BOA SORTEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

    ResponderExcluir